terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tecnologia, Educação e Mudanças

A Microsoft Educação apóia a pesquisa sobre o uso de computadores individuais em ambientes de aprendizagem. A utilização da tecnologia tem a função de suplementar o que a Microsoft já faz, promovendo assim, reformas na educação por meio da inovação.
A aprendizagem Um para Um prevê a utilização do ClassMate PC em todas as áreas do conhecimento e também a sua utilização em casa para que o aluno possa ter um espaço para a aprendizagem e envolvimento da família.
Acredita-se que, utilizando a nova metodologia de Ensino Um para Um o aluno poderá ter maior oportunidade de desenvolver suas competências além de ter a possibilidade de aprender em qualquer lugar e a qualquer momento, pela mobilidade que esta ferramenta permite.
Por meio dos Projetos-piloto é possível perceber que os alunos conseguem trabalhar muito melhor em conjunto, principalmente à distância. O tempo de aprendizagem de ferramentas computacionais pode reduzido por conta do maior contato que os estudantes têm com o computador.

Fundação Bradesco
Formação de professores na Fundação Bradesco, em CampinasA escola de Campinas da Fundação Bradesco, em São Paulo, comemora o sucesso do primeiro ano da chegada dos ClassMate PCs, em agosto de 2007. Nesta escola, inicialmente foram utilizadas cinqüenta unidades desses laptops da Intel e alcançaram 120 alunos. Já na segunda fase do projeto, a Fundação trabalhará com 600 ClassMate PCs atingindo aproximadamente mil e duzentos alunos e ainda professores. Por meio deste instrumento didático, há a integração de diversas tecnologias para a colaboração dentro e fora da sala de aula.
Para adaptar-se bem ao novo processo, os professores foram treinados para a utilização do novo recurso e para a utilização dos 200 Objetos de Aprendizagem, desenvolvidos pelo Microsoft IT Academy Center. Os Objetos de Aprendizagem são animações criadas para servir como ferramenta pedagógica para o professor.

Educação Municipal de Araxá
As escolas Leonilda Montandon (CAIC) e Auxiliadora Paiva da rede municipal de Araxá, Minas Gerais também participam, desde o início de agosto de 2007, do projeto piloto da Aprendizagem Um para Um.
A metodologia que já é usada pelas escolas e pela Secretaria desde 2000, na parceria com o Programa Sua Escola a Dois Mil por Hora, iniciativa Microsoft e Instituto Ayrton Senna, tem a expectativa de beneficiar cerca de 120 alunos do Ensino Fundamental II.
Para a utilização da ferramenta ClassMate PC com maior eficácia, professores, gestores e a equipe técnica da Secretaria de Educação terão aulas presenciais e à distância, além da criação de uma comunidade de aprendizagem (à distância), para que todos possam discutir, compartilhar e avaliar resultados do projeto.
A introdução deste projeto só foi possível graças à parceria da Microsoft, Intel e Instituto Ayrton Senna e o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretária de Educação de Araxá.
Pela primeira vez uma rede municipal de ensino se propôs a adotar esse projeto. O objetivo é perceber os resultados e os impactos na aprendizagem dos alunos, visando a futura implantação do projeto na rede, atendendo assim, todas as oito escolas do município.

Escola Lumiar
Crianças descobrindo as novas tecnologiasEm 09 de agosto de 2007, a escola Lumiar em São Paulo e de Lageado, em Santo Antonio do Pinhal, uma das doze escolas inovadoras do Programa Escolas Inovadoras da Microsoft, receberam 40 unidades de ClassMate PCs perfeitamente configurados e prontos para o manuseio das crianças.
A chegada das novas ferramentas tem por objetivo potencializar as experiências de aprendizagem do aluno que terá o ClassMate PC, da Intel, como um recurso a mais para desenvolver e participar dos projetos via uso da tecnologia.
“Eu acho que a possibilidade de aliar a tecnologia ao processo educacional da Lumiar vai ser muito interessante. A Lumiar é uma escola muito diferente, com uma proposta pedagógica própria e que cabe o uso da tecnologia. Nós trabalhamos com projetos e a tecnologia vem como um parceiro” – aponta Cacau Lopes, sobre as vantagens da chegada dos laptops.
A metodologia da Escola Lumiar é diferenciada devido à composição do seu currículo, chamado Mosaico. Ele consiste na escolha do aluno na hora de definir por qual caminho ele vai percorrer por meio da seleção de diferentes projetos que são oferecidos e orientados por Mestres, chegando assim ao conhecimento.
A experiência inovadora do currículo Mosaico poderá ser um exemplo para escolas públicas e particulares de como os processos de ensino-aprendizagem podem ser repensados e como a tecnologia pode viabilizar as diferentes experiências.
Assim como nas outras escolas que já desfrutam dessa nova ferramenta, os gestores, educadores, mestres e estagiários da Escola Lumiar também terão formação presencial e à distância.
Os profissionais que obtiverem a formação multiplicarão o que aprenderam a seus pares e falarão sobre suas experiências de ensino. Para que todos possam discutir, compartilhar e avaliar resultados do projeto esta experiência de formação assim como, as atividades realizadas por mestres, educadores e alunos serão organizadas e desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem - o Learning Gateway - da Microsoft.

Reportagem: Joana Mendes
Fotos: Fundação Bradesco - Arquivo pessoal
Secretaria de Araxá: Arquivo pessoal
Escola Lumiar: Isabel de Almeida

fonte de pesquisa (Google): ( http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/classmate_rotina.mspx )

Nenhum comentário:

Postar um comentário